Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates

Identificando falsos ensinamentos - 2Tm 4

2Tm 4:1 Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:      2 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.       3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.       4 Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.      5 Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério.

INTRODUÇÃO 
a) Paulo escreve esta a carta ao jovem com conselhos apostólicos.
b) Vivemos hoje os últimos dias, E Paulo aqui entrega uma profecia sobre nosso hoje;
c) A quem é dirigida esta profecia?
d) A volta de Jesus se aproxima
e) Vemos também o crescimento estrondoso de pessoas que professam a fé cristã;
f) nós nos impressionamos com números, porém Jesus não, Jesus se impressiona com coração verdadeiramente se rendido a ele.
g) A Bíblia diz que os verdadeiros cristãos seriam perseguidos:  quando somos perseguidos temos a opção de fugir da perseguição ou então mascarar a nossa fé de modo que o mundo nos aceite; Ilustração do sapo a chapa quente;
h) Neste exato momento nos encontramos mais maduros com relação as doutrinas do passado, porém novas heresias são envias do infernos, para abalar.
i) Outros apóstolos escreveram exortando os primeiros cristãos a ficassem atentos com os falsos mestres os falsos profetas, falsos apostolos e falsos Irmãos, falsas profecias:
Jesus: Mateus 24.11-12 levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.
Pedro: 2Pedro 2.1-3 Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
j) O que é uma Heresia?
    Um falso ensino, doutrinas que não são biblicas, distorção da verdadeira doutrina
k) Onde estão essas heresias?
     Elas surgem por meio de mensagens de pregadores, falsos irmãos influentes, carismaticos, misticos e até em louvores, por falta de atenção aos ensinos da Bíblia. Vão as vezes distorção de um simple versiculo, até um conjuto inteiro de doutrinas; frases de grave impacto espiritual, declarações conflitantes com a pura teologia e pensamentos expostos sem nenhuma base ou fundamento real e verdadeiras.
2Coríntios 11.13-15 Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.
 
DESENVOLVIMENTO
1 Paulo apresenta o Antidoto contra as heresias
1.1 Pregue a palavra:  É a primeira e grande tarefa básica da transmissão da mensagem fundamental, como fazia o próprio Paulo.
1.2 Esteja preparado a tempo e fora de tempo,
1.3 Repreenda, 
1.4 Corrija:  intimamente relacionado com a idéia de "convencer".
1.5 Exorte:  costuma ser traduzido para confortar ou suplicar. É uma ansiosa súplica em qualquer circunstância da vida, possível por causa da presença do Confortador.
1.6 Com toda a paciência e doutrina. 
 
2 Um aviso a perseverança nos últimos tempos
2.1 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; 
2.2 pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, 
2.3 segundo os seus próprios desejos 
2.4 juntarão mestres para si mesmos. 
2.5 Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, 
2.6 Voltando-se para os mitos.
2.7 Falsa doutrina => gera falsa esprança => gera frustração => frustração com Deus => Abandono da Fé.
2.8 Falsa doutrina => Satisfação do ego => novo sistema religioso => Enlaçamento com o engano => Fé morta => Religiosidade.
 
 
Ilustração 
- Pastor norte-americano fez os membros de sua igreja na África comerem literalmente grama para se aproximarem de Deus.
- Entre os pregadores herege alma excessiva ênfase em pregações em cima da antiga aliança. Ex Edir Macedo 95% das suas citações bíblicas são sobre o Antigo testamento.
- Teologia da prosperidade.
- Teologia da confissão positiva.
- Pegadores de Batalha espiritual em seus livros e pregações citam muitas experiências mas poucas referências bíblicas.
- Nos dias de hoje existem igrejas denominada evangélicas realizando circuncisão e seus filhos realizando pacto de sangue e seus púlpitos.
- Os lideres falsos lideres não são os únicos culpados, o que direi dos irmãos caçadores de profecias  (definição de profecia...)
 
3 4 Instruções a Timoteo
3.1 seja sóbrio em tudo (sobrio orientados pela razão) , 
3.2 suporte os sofrimentos, 
3.3 faça a obra de um evangelista, 
3.4 cumpra plenamente o seu ministério.
Efésios 4.14 - para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.
 
APLICAÇÃO
1- Como discernir o verdadeiro dos falsos ensinamentos?
Atos 17,11-12  Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.  12 E creram muitos dentre os judeus, bem como dentre os gregos, um bom número de mulheres de elevada posição e não poucos homens.
Oseias 4.6a - O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.
     Falsa doutrina => confrontada pela palavra=> Desmascarda=> Nenhum dano a fé.
 
2- Como julgar? Podemos Julgar?
1João 4.1-6  Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.
 
3- Como diferenciar homens bem intencionados os mal intencionados?
Mateus 7.15-16 - Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
 
4- Ministros de louvor devem se perguntar que as musicas que cantam tem base bíblica.
Falar de outros ministérios ligado ao ensino.
 
CONCLUSÃO
- 1Timóteo 4.1 - Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,