Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates

O significado de comer a carne e beber do sangue de Jesus

João Cap. 6 – 51-54
   Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.        Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?    Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.        Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

INTRODUÇÃO
a)
Quando se alimentar não é bom? Se alimentar é necessária para que haja a vida!
b) Jesus havia alimentado uma multidão através do milagre da multiplicação dos pães, a gora toda uma multidão estava a procura dele, mas pelo motivo errado, e Jesus discorre sobre o ensinamento central da sua missão; v 12-13
c) esses acontecimentos ocorrem do segundo anos do seu ministério que se refere ao ano da popularidade
d) Ensinamentos foram na sinagoga, eles foram a sua procura pelo interesse material,
e) será que isso ocorre nos dias atuais?

ILUSTRAÇÃO
Citar profissionais, médicos mecânicos, políticos

DESENVOLVIMENTO
1. PROCURARAM JESUS PELO O APENAS PELA COMIDA QUE ELE FORNECIA v22-24
1.1 Queriam apenas o beneficio imediatos que Jesus podia oferecer v26
1.2 A necessidades espirituais são mais importantes do que as materiais
,
somos seres espirituais, e ser materialista significa viver apenas para conquistar coisas materiais. Mas coisas espirituais são eternas
1.3 Jesus afirmou que deveriam Crer Nele não pelo podia dar, mas porque quem Ele é v35
1.4 Essa atitude ocorre em nossas vidas,
quando buscamos a Deus apenas quando estamos em dificuldades financeiras, ou quando estamos enfermos, depois viramos as costas

2.  JESUS DISCORRE SOBRE O VERDADEIRO ALIMENTO
2.1 Jesus ensina que crer nele é muito mais do um esforço pessoal
, mas uma dadiva de Deus v 36 pois a fé também é dom de Deus
2.2 É Deus quem dá o verdadeiro alimento,
o povo pediu um sinal a Jesus comparado com o Maná de Moises, (não é errado trabalhar pelo sustento ou querer prosperar, mas o que Jesus condenou foi busca por saciar apenas o corpo e não o Espírito, também isto é pecado!)
2.3 Jesus afirma que não foi Moises, mas o Pai que vos deu o verdadeiro pão espiritual (Jesus é este pão que alimenta alma e com única a vida espiritual ao coração e dá a vida eterna)
2.4 Precisamos de discernimento para saber sempre onde esta o verdadeiro alimento espiritual (o povo achava que Jesus estava falando do pão material, assim como a mulher do poço do achava que Jesus falava de agua natural e Nicodemos não entendia como um homem velho pode nascer de novo de uma mulher) vemos sempre Jesus falando em termos espirituais e as pessoas entendendo apenas no âmbito material
2.5 v 35-40 O centro dos ensinamento de Jesus (eu sou o pão da vida = e sou a vida eterna) e seremos ressuscitados, Jesus reafirma o seu domínio sobre a morte.
2.6 v37 “todo aquele que o Pai me dá esse virá a mimalgumas pessoas podem ver os milagres de Jesus, mas seus olhos estavam fechados não podendo receber a salvação. É deus quem toma a iniciativa de salva o homem, Ele nos concede a fé para crermos, Deus se move no coração do homem para que este se aproxime Dele e opera no coração do homem para tiara a rebelião que nos afasta Dele.
2.7 v41-51 temos que superar as objeções a Deus    a). murmuração não crendo como seus antepassados no deserto que não entrarão na terra prometida  b). Jugaram os fatos segundo valores humanos. Era difícil para eles crerem no nascimento virginal de Jesus e ao mesmo na sua divindade, pois para eles Jesus era um homem comum com mãe, irmãos e irmãs    c). ficaram discutindo entre eles mesmos ao invés buscarem de Deus    d). Esses homem resistiram a Deus mesmo tendo sido atraídos pelo próprio Deus    e). Recusaram o alimento dado por Jesus o pão da vida
2.8 Comer da carne não se trata de canibalismo, mas sim uma profunda comunhão com Jesus
2.9 Mas qual foi o resultado da pregação de Jesus?

3   SEGUIDORES ABANDONAM A JESUS
3.1 Não aceitaram o discurso de Jesus
Por jesus ter feito um grande discurso ensinando verdades fundamentais, sobre reconhece-lo como verdadeiro alimento, muitos seguidores o abandonaram.
O que pensaram os discípulos quando Jesus apresentou a necessidade de comer sua carne e beber o seu sangue?
Será que entenderam que o sentido era espiritual?
Eles aceitaram esta frase?
Ah infelizmente a resposta é NÂO, mas infelizmente isso acontece hoje, as pessoas rejeitam, se escandalizam, se assustam, rejeitam a grande oportunidade de salvação.
Jesus não estava falando canibalismo(era uma figura de linguagem), comer e beber dele era assimila-lo como alimento fundamental para vida espiritual que ele propunha, esses seguidores buscavam Jesus pelos milagres e pelos benefício imediatos que Jesus podia oferecer
3.2 Jesus escandalizou a multidão
V60 “duro é este discurso quem pode ouvi-lo?”  
o discurso de Jesus não era difícil de ser entendido mas difícil de ser aceito, a ideia de comer a carne para ele era uma ideia estranha, era uma afirmação de que mesmo com a sua religião eles estavam totalmente longe de Deus,
3.3 Jesus confrontou as motivações da multidão
3.4 Jesus frustou aquele multidão
Quando você busca a Jesus pela motivação errada inevitavelmente você se frustrará com Jesus, mas buscando com interesa de coração ele nunca te decepcionará.
Pessoas decepcionadas com Deus precisam em primeiro lugar rever seus conceitos, precisam rever suas motivações diante de Deus para que haja cura.
3.5 Jesus falou a verdade de seus ensinamentos não importando quem permaneceria consingo
Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. João 6:66

4. PEDRO CONFESSA JESUS COMO SENHOR
4.1 Pedro aceitou o ensinamento de Jesus

Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. João 6:68-69
4.2 Pedro confessou diante os outros discípulos
4.3 Pedro Praticou os ensinamentos

APLICAÇÃO
a) esse Texto fala de profunda intimidade e relacionamento
b) devemos comer da carne e beber do seu sangue todos os dias
c) Jesus falou a verdade de seus ensinamentos não se importando quem permaneceria seguindo Ele
d) Precisamos ser menos dependentes da aceitação das pessoas e mais dependente do amor de Deus

CONCLUSÃO
No alimento encontramos força para viver, quem não se alimenta vai definhando até morrer