Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates

Esfriamento espiritual.

Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias.  Jeremias 2:32

CONTEXTUALIZAÇÃO.
  
Jeremias viu que religião é essencialmente um relacionamento, moral e epiritual com Deus, um relacionamento que requer devoção de cada indivíduo. cada pessoa e responsável por seu proprio pecado. O concerto novo, é o vículo espiritual entre Deus e o indivíduo. Esse é um novo  e incondicional concerto, que envolve Deus escrevendo a sua lei nos coraçãoes, o perdão da iniquidade e a deslembrança do pecado. tudo isso foi cumprido na encarnação de Cristo e no evangelho que ele pregou.
Muito da mensagem de Jeremias é relevante porque é eterna. O pecado sempre deve ser punido, mas o verdadeiro arrependimento traz restauração.

INTRODUÇÃO.
1. A medicina chama de síndrome o conjunto de sintomas que se apresentam numa doença. 2.Toda anormalidade física é acompanhada de sintomas que ajudam os médicos a diagnosticar e tratar uma doença. Olhando para os sintomas os médicos identificam o tipo de doença e indicam o melhor tratamento aos seus pacientes. Toda doença tem uma causa.
3. Uma doença não tratada no membro afetado se manifestará depois em todo o corpo.
4. Quanto mais cedo for tratada a causa da enfermidade, mais bem sucedida será a cura.
5. Qualquer que seja a doença, a cura dependerá e muito da disposição do enfermo em desejar a cura, aceitar o tratamento prescrito e lutar pela sua própria restauração.
6. Entre os crentes existe uma doença muito comum e grave, que debilita o espírito, confina a alma e enfraquece o corpo. É o esfriamento espiritual.
7. Esfriar é abaixar ou perder a temperatura original. É tornar-se frio, insensível, desalentado. É se deixar dominar pelo desânimo. Crente frio é frieza na esperança, é gente sem empolgação e sem entusiasmo. É perda do primeiro amor. É vida sem fervor pelo que antes dava prazer, trazia alegria, tomava tempo, gerava grande interesse. É sair da dimensão do fogo do altar para o gelo da vida longe de Deus.
8. Falar sobre a diferença Esfriamento Espiritual e Esgotamento Espiritual, citar Elias.

ILUSTRAÇÃO.
Analogia entre o micro ondas e o fogão a lenha e a fé.
Expor a vida de Sansão.

I COMO SE INICIA UM ESFRIAMENTO ESPIRITUAL.
É muito simples, os principais sintomas são:
a. Faltar as reuniões: não lutar contra a preguiça, não colocar Deus em primeiro lugar, relaxo;
b. Falta de gratidão, autosuficiência;
c. Desinteresse na comunhão com os irmãos;
d. Falta de expectativa em Deus;
e. Envolvimento com fofoca, principalmente contra lideres, que eá desonrra;
f. Decepções;
g. Perda do interesse pela vida devocional pessoal;
h. Perda de interesse pela salvação de vidas;
I. Excessivo interesse pelas coisas mundanas e seculares;
j. Aguçado espírito materialista;
K. Desmotivação com as coisas espirituais;
L. Convivência pacífica com o pecado;

II CONSEQUENCIAS DO ESFRIAMENTO.
São muitas mas podemos citar algumas:
a. O Espirito Santo se retira do crente - Jz 16.20 - Sansão foi um exemplo, quando pecou o Espirito do Senhor o deixou, cuidado, não brinque com o pecado senão você de herói será transformado pelos teus inimigos em palhaço.
b. Nos tornamos críticos e nossa fé é rejeitada - I Tm 1.19-20 "Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.   E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar." Nossa fé se torna nossa ruína.
c. Isatisfação: A beleza das coisas se encontra no fundo dos olhos daquele que as contempla. E.C. McKenzie
d. Esfriamento coletivo, quando um membro diz: "Mas essa igreja é fria" é porque ele já esfriou também e não se deu conta disso.
e. Apostasia: Tem o sentido de um afastamento definitivo e deliberado de alguma coisa, uma renúncia de sua anterior fé.
f. O evangelho é uma carreira, temos que chegar ao seu fim.

III COMO ESCAPAR DESTE MAL.
Vou responder através da palavra.
a. Js 1:8 Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
b. Hb 10:25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.
c."Não apagueis o Espírito
" (I Tessalonicenses 5.19)
d.
"O fogo sobre o altar se conservará aceso; não se apagará. O sacerdote acenderá lenha nele todos os dias pela manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo se conservará continuamente aceso sobre o altar; não se apagará". (Levítico 6.12,13)
e. Peça para repetirem: Nunca olhe para trás, a não ser que você queira ir naquela direção.
f. aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Ap 3.18

IV QUAL A NOSSA POSIÇÃO COM OS FRACOS NA FÉ.
Aconselhar uma pessoa que está em fazer de esfriamento é quase sempre como tentatr orientar uma pessoa bebada.
Mas Voce pode fazer algo pelo seu irmão que está fraco na fé.
a. Pedimos a vocês, irmãos, que aconselhem com firmeza os preguiçosos, dêem coragem aos tímidos, ajudem os fracos na fé e tenham paciência com todos. I Ts 5:14.

V MORNIDÃO É PIOR  QUE ESFRIAMENTO.
a) É a perda do primeiro amor
b) Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o pricípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Ap 3.14-17
c) Nesse nível a soberba ainda não foi aniquilada

APLICAÇÃO.
Quero Deixar algumas perguntas:
1. Suas ocupações profissionais têm sido colocado a frente da sua comunhão pessoal com Deus?
2. A leitura da Bíblia, como Palavra de Deus, não é mais freqüente e é menos importante do que a leitura de livros, revistas de TV, jornais e revistas de moda, esportes e atualidades?
3. Suas orações têm sido mecânicas, impessoais, meras petições tecnicamente memorizadas? ex. oração do almoço.
4. Você está disposto a renunciar aos seus projetos que não vão de encontro ao de Deus?
5. Sua participação no Corpo de Cristo, a Igreja, na sua expressão coletiva de fé, tem se resumido a esporádicos cultos dominicais, numa relação de superficialidade religiosa? 
6. A busca por posições e reconhecimento social, de prosperidade pela prosperidade e do prazer pelo simples prazer tem tomado o lugar da primazia de Deus no seu coração?
7. Você já não vive o fervor dos primeiros dias da tua fé em Cristo?
8. Seu ministério virou negócio, mera ocupação religiosa, obrigação social, chata e enfadonha?
9. O pecado se tornou algo comum, relativo e aceitável?
O pecado que afronta a santidade de Deus já não traz para ti nenhum constrangimento?

CONCLUSÃO.

Linkar com contetexlualização.