Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates

Ele veio para libertar os cativos (ano do Jubileu)

Lc 4:16-21  E chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler.        E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:          O espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar  os pobres, enviou-me a sarar os quebrantados  do coração,        para apregoar liberdade  aos cativos, e a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade  os oprimidos,  a anunciar  o ano aceitável  do Senhor.          E, cerrando o livro e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.         Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura em vossos ouvidos.

 

INTRODUÇÃO

a) Esta foi a 1° pregação de Jesus em uma Sinagoga, a mensagem tem um caráter de urgência.

 

b) Falar sobre a profecia de Isaias 61; esta profecia fala sobre o ministério do Messias e também sobre sua 2° vinda, já esta segunda parte do texto não é lido por Jesus na sinagoga, reparem a 2° parte do versículo 2, Is 61:2 A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;

 

c) Esse texto de Isaias fala do messias como, 1-Pregador, 2-Médico, 3-Libertador, 4- Anunciante do Jubileu, mas também como um Deus de Juízo e consolador compassivo.

 

d) Todas essas coisas eram realizadas por Jesus pelo poder do Espirito: pois pelo Espirito Ele foi conduzido ao deserto, e a palavra diz: no poder do Espirito ele retornou a Galiléia.

 

e) Ungir = Pôr AZEITE na cabeça de uma pessoa, e separá-la para serviço especial. Profetas (1Rs 19.16), sacerdotes (Êx 30.30) e reis (1Sm 16.1-13) eram ungidos. Tanto “o Cristo” (grego) como “o Messias” (hebraico) querem dizer “o Ungido”, um dos títulos de Jesus, a quem Deus escolheu para ser o Salvador.

f) Todo aquele que deseja ser usado por Deus também deve ser ungido por Ele; Todo ministério para ser bem sucedido deve se ungido por Deus;

 

DESENVOLVIMENTO

1. O Senhor como pregador

1.1 Pregava com graça e com autoridade (Mt 7:29) "Ele não era como os mestres da Lei; pelo contrário, ensinava com a autoridade dele mesmo."

1.2 Pregava no poder do Espirito Santo;

1.3 Não pregava uma palavra de condenação mas de salvação;

1.4 Sua pregação fazia arder o coração de que o escutasse com o coração aberto;

1.5 Quando falamos do amor de Deus com outras pessoas devemos deixar que o Espirito nos conduza.(sendo cheios de Espirito)

 

2. O Senhor como médico (dar vista aos cegos e sarar os quebrantados de coração)

2.1 Isaias já havia profetizado este atributo do messias no Cap 53-5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

2.2 Cura do físico - Todas as pessoas que foram enfermas até Jesus Ele as curou

2.3 Cura da alma – Mulher samaritana

 

3. O Senhor como libertador (apregoar liberdade aos cativos e pôr em liberdade os oprimidos)

3.1.1 Definição de escravidão: é a prática em que uma pessoa assume direitos de propriedade sobre outra designando por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força. Em algumas sociedades, desde os tempos mais remotos, os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria. Os preços variavam conforme as condições físicas, habilidades profissionais, idade, a procedência e o destino.

3.1.2 No antigo testamento: No antigo testamento quanto alguém contraia dividas e não podendo pagar podia-se dar terras como forma de pagamento, não tendo bens era dado filhos ou até a própria vida em pagamento da dívida. (Eliseu e a viúva

3.1.3 Definição de liberdade: é o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com sua própria vontade, desde que não prejudique o direito de outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém.

3.2 Escravidão desde o os primórdios do homem

3.3 Escravos de nascença: aqueles que receberam herança de escravos

      Esses não conhecem o que é libertade

3.4 Os que se tornaram escravos: muitos se convertiam a escravos principalmente por dividas.

       Pv 22:7 Os ricos mandam nos pobres, e quem toma emprestado é escravo de quem empresta.

3.5 Escravizados por força

      . Pode ser citado o profeta Daniel

3.6 Escravizados pela mente

      . Os Hebreus quando saíram do Egito

      . Os negros africanos no Brasil (Jango livre)

3.7 Escravizados pelo Pecado

      Jr 2:14 O SENHOR Deus diz: “O povo de Israel não é escravo, nem nasceu escravo. Então por que os seus inimigos o escravizam?

     Rm 7:14 "Sabemos que a lei é divina; mas eu sou humano e fraco e fui vendido ao pecado para ser seu escravo."

     Jo 8:34 Jesus disse a eles: -Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. (mas somo libertos através do novo nascimento)

3.8 A libertação tem que ser dada por alguém com maior autoridade

     Exemplo Princesa Isabel

     Exemplo negativo Zumbi dos Palmares, fugiu, porem anos mais tarde foi pego e morto.

     (Jo 8:36) Portanto, se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

     (Gl  5:1)  Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a embaraçar-vos debaixo do jugo da servidão.

 

Ilustração
- Li uma noticia sobre uma mulher que comprou uma boneca fabricada na China, onde ela encontrou dentro da boneca uma carta com um pedido de socorro....

4. O Senhor como anunciante do Jubileu (anunciar o ano aceitável do Senhor)

Falar sobre o ano do Jubileu que era um ano a liberdade Lv 25.
4.1 Ano do perdão de dívidas: restituição das terras e da liberdade
4.2 Ano de manifestação da justiça e misericórdia de Deus
4.3 Ano do perdão;
4.4 Lucas 4 é manifestação e cumprimento do Jubileu Cristão.

Aplicação
- O Senhor Disse que naquele dia a promessa de Deus se cumpriu esta se cumprindo neste momento. (receba)

- Quanto você entrega sua vida ao Senhor e nasce de novo pela agua e pelo Espirito no dia seguinte suas dividas nas Casas Bahia estão pagas?

- Ano de alcançar a liberdade

- Deus quer que sejamos agentes libertadores


Conclusão

a) Na segunda parte da profecia de Isaias, Deus estende grandes promessas para a Igreja do Senhor Jesus. Pelo menos (12)

(Is 61:3-6) A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.       4 E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.       5 E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.       6 Porém vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.