Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates

Consulte ao Senhor - Josué Capitulo 9

INTRODUÇÃO
a)Quem aqui já se sentiu enganado por alguém em algum acordo? Você deve ter ficado nada feliz.

b)Este texto narra o encontro dos heveus gibeonitas com os israelitas. O povo de Josué foi envolvido por uma ardilosa artimanha dos gibeonitas e, face a ingenuidade, fizeram aliança com aquele povo cananeu. Sobre Gibeão, a cidade destes que enganaram os israelitas, há uma referência em Js 10:2, descrevendo-a como uma das grandes cidades de Canaã.

  1. 1.Exposição do Texto

V 1-2 os inimigos se uniram para lutar contra o povo de Deus
V 3-5 usaram de astucia, se fizera de amigos, engaram aos israelitas pelo que eles podiam ver e pelas palavras;
V 7 Propuseram um acordo de paz
V 11-13 Argumentaram pelo engano, pre-planejado
V 14-15 Os israelitas fizeram um acordo sem consultar ao senhor
V 16 descobriram a Mentira, que não tinha feito um bom acordo, mas não poderiam voltar atrás pois juraram em nome do senhor
V 18 o povo começou a murmurar contra os príncipes
V 21 Os gibeonitas sobreviveram, mas viraram escravos

Ilustração


Historinha sobre o rapaz que ficava abrindo a bíblia em vários lugares
Se você vai construir uma casa você não vai pedir conselho para uma médico;


2.
Formas de Buscar a Vontade de Deus no Velho testamento:
2.1 Pentateuco
Génesis   Primeiro livro . Narra acontecimentos, desde a criação do mundo, passando pelos Patriarcas hebreus, até à fixação deste povo no Egipto, depois da história de José.
Êxodo   O livro conta a história da saída do povo de Israel do Egito, onde foram escravos durante 400 anos. Narra o nascimento, a vida e o ministério de Moisés diante do povo de Israel, bem como o estabelecimento da Lei e a construção do Tabernáculo.
Levítico   Livro de caráter legislativo; apresenta em seu texto o ritual dos sacrifícios, as normas que diferenciam o puro do impuro, a lei da santidade e o calendário religioso entre outras normas e legislações que regulariam a religião.
Números   Este livro é de interesse histórico, pois fornece detalhes acerca da rota dos israelitas no deserto e de seus principais acampamentos.    
Deuteronômio   Contém os discursos de Moisés ao povo, no deserto, durante seu êxodo do Egito à Terra Prometida por Deus. Os discursos contidos nesse livro, em geral, reforçam a idéia de que servir a Deus não é apenas seguir sua lei. O título provém do grego e quer dizer: Segunda Lei, ou melhor, Repetição da Lei. Em Deuteronômio, essas leis foram repetidas a uma geração que, dentro em breve, moraria nas casas, vilas e cidades da terra prometida.

 2.2 Urim e o Tumim
O Urim e o Turim eram pedras usadas pelo Sumo-Sacerdote, em Israel, com uma finalidade bem específica. Diante de decisões difíceis a serem tomadas, usavam-se as pedras como forma de recorrer e de obter uma resposta para o caso. Ou seja, eram duas pedras usadas para se comunicar com Deus. E as respostas eram obtidas por meio de uma leitura decifrada de suas respectivas posições estáticas, logo depois de serem lançadas. Urim e Turim tinham três faces, e a resposta poderia ser “Sim”, “Não” ou que Deus tinha ficado em silêncio.

O sumo-sacerdote entrava no santuário, pedindo pela direção de Jeová, o qual lhes respondia através de “Urim e Tumim” (Nm. 27:21). No tempo do VT eles não tinham o Espírito Santo para conduzí-los à toda a verdade, o que só passou a ocorrer após a vinda de Jesus, como diz João 16:13. Portanto, todas as questões difíceis e decisões que envolviam julgamentos do tipo “sim” ou “não” eram levados pelos sacerdotes para consulta a Jeová através de Urim e Tumim (Lv. 8:1 a 9).

 2.3 Consultavam um Profeta

3. Fale porque Josué não consultou a Deus:
Vemos que Ele negligenciou na obra de Deus, foram inocentes

4. Quando Josué fez aliança com os gibeonitas, ele fez o acordo com o pecado: pois os gibeonitas era altamente idolatra,
veja o Exemplo de Raabe

5. Josué não poderia voltar atraz do seu juramento, porque a palavra dada naquela época era equivalente a um registro em cartório.

6. José fora derrotado por 6 pães velhos

7.Como saber a vontade de Deus no novo testamento:

Para ser sincero, não acho isso algo fácil, mas plenamente possível;

Através da palavra;
Através da comunhão;
Através da oração;
Através de conselhos com irmão em cristo; ou secular para casos técnicos;
Através do Espirito Santo de Deus

8.Quais as consequências de não andarmos na sua vontades;
Os planos de Deus são realizados em nossa vida;
Não Colheremos as benção decorrente da obediência (isto é antagônico)

APLICAÇÃO
Como podemos aplicar o ensino deste capitulo em nossa vida cristã e em nossa vida de liderança:

1.
Consultar a Deus em todas as situações que exijam uma solução difícil, consultar Deus deve-se tornar uma hábito.

2. Não sermos demasiadamente inocentes, não devemos de cara acreditar que a história que está sendo contada, pois ela pode ter mais do que uma lado,

3. Na duvida sobre uma decisão é melhor não dá-lo, devemos ter paciência, ore um pouco mais.


CONCLUSÃO