Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates

Como ouvir a voz de Deus

TEXTO: 
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.       A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.      E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.         Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. João 10:2-5
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; João 10:27

 

INTRODUÇÃO.
Abordar característica da comunicação.
Lembro quando me converti e comecei a frequentar cultos, grupos de estudo, encontro de oração. Sempre ouvia: "Deus me deu esta direção", "Deus me falou que devemos agir assim" ou " Deus me deu esta Palavra". Intrigante e curioso ouvir isto, mas eu queria a qualquer preço ter minha própria experiencia. Nunca gostei de viver somente baseado em outros testemunhos, gosto de ter minhas próprias experiências com Deus.
Esta ministração tem o primeiramente o objetivo de atingir a mim mesmo, trazendo uma mudança primeiramente em minha vida, ou de eu me voltar para aquilo que um dia eu mesmo provei mas creio que já não provo com a mesma intensidade.

Ter expectativa de ouvir a voz Deus esta baseado desde a criação. Gn 3:8

 

ILUSTRAÇÃO.
Em 2003 estava passando por um momento difícil da minha vida com terríveis dores de cabeça,onde os médicos não conseguiam identificar a causa.Então fiquei sabendo de um médico em outra cidade especializado em dores de cabeça. Eram 3 horas de viajem de ida e mais 3 horas de volta.
De manhã na rodoviária comecei a ler a bíblia pela primeira vez, pequena grande bíblia dos Gideões...

 

I - FORMAS COMO DEUS FALA.
a) Através da sua palavra: o Principio de Tudo.
Meu irmão como esta a sua leitura da palavra?
Jo 1:1-2.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.

b) Através de sonhos e visões: ex José do Egito, José esposo de Maria, Salomão, Abraão, Jacó até impios como Nabucodonozor
Joel: 2. 28.
Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões;

Jó: 33:14-18 Pois Deus fala de um modo, e ainda de outro se o homem não lhe atende. Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama; então abre os ouvidos dos homens, e os atemoriza com avisos, para apartar o homem do seu desígnio, e esconder do homem a soberba; para reter a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada.

c) Através de Profecias;
Amós: 3. 7.
Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

d) Voz audível;
Atos 7:31 Moisés, vendo isto, admirou-se da visão; e, aproximando-se ele para observar, soou a voz do Senhor; 
Isaías: 6.8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. 
João: 12.28-30  Pai, glorifica o teu nome. Veio, então, do céu esta voz: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei. A multidão, pois, que ali estava, e que a ouvira, dizia ter havido um trovão; outros diziam: Um anjo lhe falou.  Respondeu Jesus: Não veio esta voz por minha causa, mas por causa de vós.

Apocalipse: 1:10-12.  Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia.  E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete castiçais de ouro.

e) Através de Cristãos maduros,
Hebreus: 13.17 Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

f) Através de Anjos,   Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?
Hebreus 1.13-14  Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?

g)  Através da natureza (mula),  Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
Salmos: 19.1 Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

 

II - O QUE NOS IMPEDE DE OUVIR AO SENHOR

a) Vida de pecado,
se quando estamos em pecado Deus se recusa a nos ouvir, quanto mais falar conosco. Mas através do sangue de Jesus e do seu sacrifício o véu se rasgou e podemos adentrar no santíssimo lugar.
Isaías: 59.1.2 Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir;
mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.

b) não desejar ouvir
Isaías: 50.4-5 O Senhor Deus me deu a língua dos instruídos para que eu saiba sustentar com uma palavra o que está cansado; ele desperta-me todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu ouça como discípulo. O Senhor Deus abriu-me os ouvidos,
e eu não fui rebelde, nem me retirei para trás.

c) não crer que Ele fala conosco, talvez a principal motivo.

 

III - COMO OUVIR A DEUS AFETA NOSSA VIDA.
a) Trabalho:
livre
b) Estudos;
c) Ministério;
d) Família;

 

IV – UTILIZAR O FALAR DE DEUS PARA JUSTFCAR O PECADO

a) Mentir sobre coisas que Deus nunca falou como pretexto para o pecado ou para manipulação, frases como, Deus falou você fazer isso ou aquilo.

Deus nunca irá contra a Sua palavra.

 

V – DEUS QEBRA PARADIGMAS.

1 Reis: 19.11-13 Ao que Deus lhe disse: Vem cá fora, e põe-te no monte perante o Senhor: E eis que o Senhor passou; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, porém o Senhor não estava no terremoto; e depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo; e ainda depois do fogo uma voz mansa e delicada. E ao ouvi-la, Elias cobriu o rosto com a capa e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. E eis que lhe veio uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?

 

VI - TORNANDO SENSÍVEL A VOZ DE DEUS.

a) Através do Jejum,

b) Oração,

c) Leitura da Palavra,

d) Do Silencio

 

APLICAÇÃO.

 

  

CONCLUSÃO.