Downloadhttp://bigtheme.net/joomla Joomla Templates

Como lidar com a angustia

Salmo Cap. 6 SENHOR, nao me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor. Tern misericOrdia de mim, SENHOR, porque sou fraco; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estao perturbados. Ate a minha alma este perturbada; mas tu, SENHOR, ate quando? Volta-te, SENHOR, livra a minha alma; salva -me por tua benign idade. Porque na morte nao ha lembranga de ti; no sepulcro quem te louvara? Já estou cansado do meu gemido, toda a noite fago nadar a minha cama; molho o meu leito corn as minhas lagrimas, Já os meus olhos estao consumidos pela magoa, e tern-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos. Apartai-vos de mim todos os que praticars a iniqtridade; porque o SENHORJá ouviu a voz do meu pranto. 0 SENHORja ouviu a minha suplica; o SENHOR aceitara a minha oragao. Envergonhem-se e perturb em-setodos os meus inimigos; torn em atras (e)) envergonhem-se num momento.

 

INTRODUÇÃO: Este salmo e comumente conhecido como o primeiro dos SALMOS DE PENITENCIA. Os outros seis sac) os salmos 32, 38, 51, 102, 130, 143, e certamente sua linguagem se presta bem aos labios de urn penitente, porque expressa ao mesmo tempo a tristeza (versiculos 3, 6, 7), a humilhacao (versiculos 2 e 4), e o 6dio ao pecado (versiculo 8), que s5o as rnarcas infaliveis do espirito contrito quando se volta a Deus. 0 Espirito Santo, cria em n6s o verdadeiro arrependimento do qual nao se precisa arrepender. 0 titulo deste salmo e "Ao mestre da mOsica no Neginoth sobre Sheminith (1Cr 15.21). Urn salmo davidico", isto 6, ao mestre da mOsica corn instrumentos de cordas, na oitava, provavelmente na oitava musical. Alguns acham que a referencia seja ao torn do baixo ou tenor, que certamente se adequaria bem a essa ode lamentosa.


DIVISAO
o salmo possui duas partes. Primeiro, ha o apelo do salmista em sua forte aflicao, o que vai do primeiro ao setimo versiculo. A seguir, do oitavo versiculo, tern-se um tema bem diferente. 0 salmista mudou o torn. Deixou a tonalidade menor, e vai para acordes mais sublimes. Ele afina a tonalidade para o alto torn da confianca, e declara que Deus ouviu sua oracao, e ja o livrou de todas as suas dificuldades.


DESENVOLVIMENTO
VERS. 1. Urn sermao para almas aflitas.
1. Os tratamentos de Deus em dois lados.
1.1 Repreensao, par meio de urn sermao contundente, urn juizo sabre uma outra pessoa, uma pequena provagao em nossa pr6pria pessoa, ou uma admoestacao solene em nossa consciencia por parte do Espirito.
1.2 Castigo. Isso vem a seguir quando a primeira chamada na'o e ouvida. Dor, perdas, talvez por morte, melancolia e outras provacOes.
1.3 0 major temor do crente, a ira de Deus. 0 que este fato revela no coracao? For que isso acontece? 0 que tira o temor?
1.4. Os meios de se evitar esses males. Humilhacao, confissao, mudanca de comportamento, fe no Senhor.

 

2 VERS. 2. A argumentacao "ad misericordiam".
2.1 Reconhecimento de Davi sobre a sua insignificancia
VERS. 2. Primeira sentenca - Cura divina. sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estao perturb ados.
2.1 O que precede, meus ossos estao pertubados.
2.2 Como é realizado
VERS. Ate a minha alma este perturbed"; mas tu, SENHOR, ate quando?
3. A impaciencia da tristeza, seus pecados, seu mat, e cura. VERS.
3. Urn topic() produtivo pode ser encontrado na consideracao da pergunta: For quanta tempo Deus prolongara as minhas aflicões?


4. Volta-te, SENHOR, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade. Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
4.1 VERS. 4. "Volta-te, Senhor Uma oração por sentir o Senhor ausente.
4.2 Livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.
4.3 Na morte... o salmista anseia por permanecer vivo para continuar louvando ao Senhor
4.4 O salmista está cansado de tanto gemer Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama, molho o meu leito com as minhas lágrimas, Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos.

2ª PARTE
Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniqüidade; porque o SENHOR já ouviu a voz do meu pranto. O SENHOR já ouviu a minha súplica; o SENHOR aceitará a minha oração. Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tomem atrás {e)) envergonhem-se num momento.

5. ELE SE APARTA DA INIQUIDADE vs5
VERS. 8. O pecador perdoado abandonando seus maus companheiros.
6. ENTÃO ELE CLAMA A DEUS V4
7. ELE ESPERA E CRE QUE O SENHOR JÁ OUVIU A SUA ORAÇÃO V6

APLICAÇÃO
E contou a Deus os seus problemas e angustias, ele esperou em Deus,

CONCLUSÃO
O Espirito Santo e nosso consolo em meio a angustia.

Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. - 1 Tessalonicenses 5.18
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. - João 16:33  
Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. - Isaías 43:2 
Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé obra a paciência.Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for aprovado receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tiago 1:2,3,12  Amados, não estranheis a ardente prova que vem sôbre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no facto de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. - 1Pedro 4:12, 13  
Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.. Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.-  1 Pedro 4:16,19  
Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito. . - Salmos 34:17.18